Tudo é educação

Acredito que todos concordamos que a educação, basicamente, é o exemplo e não o que falamos. Podemos explicar e justificar quase qualquer coisa que dizemos, mas fica muito difícil fazer o mesmo com nossos atos. Até quando os políticos são pegos num malfeito, no discurso de defesa, caso tenham prestado atenção eles são unânimes na justificativa: – Eu não fiz nada e ninguém pode provar o contrário. Ora bolas! Quem necessita falar assim? Se eu não fiz nada, nem vai passar pela minha cabeça dizer que ninguém pode provar o contrário!
Mas, voltando ao exemplo da educação, cada dia vejo mais o efeito que tem sobre os adolescentes os fatos que presenciam nos seus lares, na televisão, nas mídias sociais, no colégio e na sociedade. De que adianta falar para os alunos que devem estudar quando não exigimos deles nada. Quando falo não exigir nada estou dizendo que número excessivo de testes e provas não comprovam se o aluno aprendeu ou não, principalmente quando fazemos provas de múltipla escolha e caso acertem 50% das respostas o sistema considera que é suficiente. Os testes e provas são programados para que os alunos consigam em algum momento o mágico número 5 para passar de uma etapa a outra.
Os professores aceitam e temem o ECA, os pais e alunos se aproveitam do ECA para tirar vantagens. Eles aprendem do exemplo dos governantes que agora querem que trabalhemos 50 anos para ter direito a nos aposentar. O incrível é que trabalhamos por salários indignos, e deles pagamos impostos e inúmeros serviços que não recebemos e ao final de nossas vidas, caso sobrevivamos com saúde, teremos poucos anos para disfrutar do 70% do que ganhávamos antes.
Caso alguém pobre roube um pão no supermercado para comer, é preso e sentenciado por roubo qualificado. Um político defrauda os cofres públicos em somas milionárias e passa pouco tempo preso em celas especiais e cheio de mordomias.
Nossos filhos observam e aprendem. Ensinamos com palavras um discurso que não é seguido. Eles calam e observam. Falamos de ética e o que é certo e o que é errado, mas eles veem que mentimos, avançamos pelos acostamentos, subornamos pequenos funcionários para conseguir vantagens, eles observam e começam a seguir nossos exemplos. Isso nos irrita e os disciplinamos, e eles não entendem, querem ser iguais a aqueles que admiram.
Tudo é educação. Quando olhamos nossos filhos e vemos o que eles são, percebemos quem nós somos. Eles são o fruto daquilo que fizemos, não são produto de nossos discursos ou a imagem que mostramos para o público. Eles são aqueles que aprenderam na nossa intimidade.
Quando perguntei a minha mãe quando seria um homem completo, ela respondeu: – Meu filho, quando você estando sozinho ainda coma azeitonas com palito, aí você será um homem. Os valores que são aprendidos na primeira infância são os que perduram até o fim de nossas vidas. Esses valores são aprendidos através dos exemplos de nossa família, nos nossos lares. Na escola aprendemos a como usar esses valores para nosso bem e o bem da sociedade.

Lembrem: Tudo é educação!

Boa semana.

2 Comments

  1. Mesquita said:

    Estimado professor Ricardo, inicialmente queremos lhe parabenizar por esta data em que comemora mais uma primavera, formulando-lhe os melhores votos de paz, saúde, muitas realizações e que continue nessa luta de professor e escritor, no propósito de formar verdadeiros homens de que tanto precisa este país. Sua crônica é mais uma importante radiografia da educação dentro e fora das escolas e no ceio das famílias. O ECA que completa vinte sete anos em 2017 nos leva a perguntar o que foi obtido em resultados práticos até aqui, quando chega aos alunos de que trata o ECA os mais variados e impróprios exemplos de uma sociedade tão decadente como nos mostra a mídia diariamente. Forte abraço e parabéns pela idade nova.

    1 de abril de 2017
    Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.