Seguro de saúde?

Seguro: Contrato pelo qual uma das partes (o segurador) se obriga a pagar à outra (o segurado) renda, capital ou indenização em caso de incêndio, acidente, desemprego, roubo, doença etc., ou a pagar uma quantia estipulada aos herdeiros, em caso de seu falecimento. O segurado, por sua vez, se obriga ao pagamento de prêmio ao segurador.
http://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/seguro/
Saúde: Estado do organismo com funções fisiológicas regulares e com características estruturais normais e estáveis, levando-se em consideração a forma de vida e a fase do ciclo vital de cada ser ou indivíduo.
Bem-estar físico, psíquico e social. Vigor físico, energia, força, robustez.
http://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/saúde
De acordo a ANS somos mais de 47.000.000 de usuários dos planos de saúde no Brasil. Ou seja, que o Brasil deve tomar conta da saúde de somente 160.000.000 de brasileiros, já que 22% da sua população está, supostamente protegida pelo sistema privado de saúde.
Em primeiro lugar, o país está assistindo a uma tragédia transmitida ao vivo na qual vemos como se está, não somente realizando um genocídio com a população doente, senão como está sendo torturada de uma maneira metódica e cínica, já que têm que esperar anos para ser atendida vivendo com a falsa esperança que amanhã será um novo dia. Em segundo lugar, convivemos com o achaque das empresas de saúde que em conivência com a ANS têm eliminado os planos de saúde individuais por meio de um tecnicismo legal evitando que pessoas que perdem seus empregos ou são aposentados possam utilizar da transferência (portabilidade) de suas carências para outros planos.
Todos pagamos impostos (extorsivos) para manter uma máquina do poder (tanto faz de esquerda, direita ou centro) que se perpetua no seio da nossa sociedade, em lugar desses valores irem para educação, saúde e necessidades básicas de nosso povo. Além disto, os donos do poder fazem conchavo com empresários desonestos para aproveitar-se daqueles que além de pagar impostos, pagam por serviços que deveriam ser fornecidos pelo estado, para que à lucratividade destes comerciantes da saúde lucrem nas nossas costas.
Aposentei-me numa empresa que dentro da legislação e pela boa índole de seus donos amparou-me (a minha família também) tudo o que a lei permite mantendo-nos dentro do amparo do seguro saúde da empresa. Daqui a dois meses essa cobertura termina e ficaremos sem cobertura privada e teremos que passar ao SUS ou contratar um novo seguro sem carências, caso sejamos aceitos, por doenças pré-existentes. Pagamos durante toda nossa vida de trabalho e nos quitam nosso direito a saúde quando mais a necessitamos e aumentam o valor das mensalidades de forma abusiva. Seguro saúde é uma mentira, porque se as empresas de saúde investissem o que gastam em publicidade e patrocínios em serviços para seus associados, poderiam garantir saúde para aqueles que precisam.

Boa Semana

2 Comments

  1. Caro Professor, o tema dessa crônica toca profundamente em uma das grandes vergonhas deste país, os conhecidos Planos e Seguros Saúde. A legislação que rege a matéria é dúbia, tanto da parte das empresas como da parte do governo, através da ANS-Agência Nacional de Saúde Suplementar com decisões que só prejudicam os usuários dos referidos serviços médicos hospitalares. Ambas as partes não respeitam inclusive o Estatuto do Idoso, e se o usuário vai a justiça fazer valer os seus direitos muitos morrem antes que a justiça defina o seu caso. Enfim, como se pode observar, nos mais diversos assuntos, este é o país das contravenções, do salve-se quem puder. Imoral…

    1. Caro Mesquita. Só podemos receber imoralidade dos gestores de um país que fala sobre moral e ampara a imoralidade. Só ver a propaganda eleitoral de candidatos que não apresentam nenhuma plano de governo e somente sabem fazer promessas para pessoas que fingem acreditar e votam sem saber o que estão fazendo. A única coisa que posso pedir é que o bom Deus outorgue a mim e a meus seres queridos uma morte digna, sem ter que depender do serviço de saúde
      do estado, já que o privado não mais poderei pagar.
      Que Deus proteja nosso povo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.