Qual é a direção a seguir?

Que caminho devemos seguir? Aquele que nossos pais nos ensinaram? Ou talvez esse que escolhemos andar? Ou este que nossos filhos estão percorrendo? O que dizer para nossos netos quais são os valores certos?

                                           Todas estas perguntas vieram a minha mente depois de um “papo cabeça” com minha neta Carolina. Tem um ditado que diz: “Aos 20 queremos transformar o mundo e aos 80 queremos que fique como era na nossa infância.”

                                            Para responder estas perguntas acredito que tenho que recorrer ao termo “cognição” utilizado pelo meu amigo/irmão Mesquita. A este termo adicionarei as palavras “compreensão” e “compressão”. Vejamos os significados destas palavras:

Cognição: Ato ou efeito de conhecer. Processo de aquisição de um conhecimento. Conhecimento, acepção 2. Conjunto de processos mentais conscientes que se baseiam em experiências sensoriais, pensamentos, representações e recordações. https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/cogni%C3%A7%C3%A3o/

Compreensão: Ação de compreender. Capacidade de assimilar intelectualmente. Entendimento das dificuldades humanas. Capacidade de perceber o significado de algo. Percepção por meio da qual se apreende algo. https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/compreens%C3%A3o/

Compressão: Ação de comprimir(-se). Resultado da força que comprime um corpo. Redução do volume de uma substância através da pressão. Condição de tirania. Efeito de contenção. https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/compress%C3%A3o/

                                               O que um professor deve ensinar aos seus alunos, sem compressão, é a diferença entre cognição e compreensão. Basicamente, que deve estar ciente que intentarão comprimi-lo para que sua compreensão do conhecimento adquirido siga determinado caminho pré-concebido. Ou seja, que sua cognição deve chegar a uma compreensão da realidade através de um espírito crítico pessoal, e não desde o ponto de vista de outra pessoa. Caso haja coincidência dessa compreensão do cognitivo adquirido, sem nenhuma compressão, teremos encontrado um camarada ou colega com o qual podemos percorrer o mesmo caminho.

                                               O importante é saber que no transcurso da vida e dos caminhos caminhados encontraremos muitas encruzilhadas e opções de compreensão do cognitivo que a vida nos apresenta, por isso devemos conservar a frescura do espírito crítico ensinado nos nossos lares e pelos nossos professores, sempre e quando não tenham utilizado o método de compressão para ensinar.

 Você teve qual método de aprendizagem?

4 Comments

  1. Mesquita said:

    Estimado Professor, fico com a Cognição e a Compreensão. Cognição tem a capacidade de processar informações e transformá-las em conhecimento. O perigo está na “imunização cognitiva” que permite que pessoas se agarrem a valores e credos, mesmo que fatos objetivos demonstrem que eles não correspondem à verdade, dispensando o raciocínio lógico. Compreensão, é sinônimo de clareza, percepção, entendimento, discernimento, significando que a pessoa é dotada do perfeito domínio intelectual do assunto. Ha ainda o cognoscível e incognoscível para seus leitores pesquisarem. Agradecido pela referencia feita a minha pessoa, parabenizo-o por mais uma crônica de caráter instrutivo de que tanto necessita nosso país. Forte abraço.

    3 de junho de 2019
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    • Caro amigo: Agradeço seus comentários sempre pertinentes e ilustrativos. O senso crítico é o que os governos absolutistas
      sempre têm tentado eliminar. Os seres pensantes são os maiores inimigos das ditaduras. Mao Tsé Tung, o Kemmer Vermelho, Stalin, Perón,
      e tantos outros primeiro eliminaram os professores e os cientistas que não professassem concordassem com suas ideologias.
      Pensar em certas sociedades é crime de “lesa majestade”.
      Um grande abraço de seu amigo de sempre. Ricardo

      3 de junho de 2019
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  2. Fernanda Ayres said:

    Meu método de aprendizado foi e é a cognição junto à compreensão; conhecimento e a capacidade de assimila-los em diferentes temas. Há educadores que impõe a compressão em certos aspectos quando ensinada, junto à cognição. Porém, se mantém a sua base de aprendizado lá de trás de “cognição e compreensão” aliados, pode-se compreender a compressão sem necessariamente assimilá-la à sua cognição, e só de fato compreender que há diferentes pontos de vista, mesmo que não concorde: Uma forma somente de compreensão da compressão; e não de cognição da compressão. Te abre mais portas para a cognição.

    30 de maio de 2019
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    • Querida Fernanda: Isso é a verdadeira compreensão da compressão. Dessa maneira se transforma a compressão em verdadeira compreensão da cognição.
      Fico feliz de ter tido uma pessoa tão inteligente como você como aluna.
      Saudades.
      Ricardo

      31 de maio de 2019
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