As cegueiras

Durante muito tempo, demasiado, pensei que a única cegueira que há é a física. Toda esta situação que vive nosso país o mundo em geral, me fez recapacitar e assim fui capaz de enxergar que existem muitas cegueiras.

                            Cegueira social: é a que não permite que nosso coração enxergue o sofrimento do próximo. Sermos exemplo de ética para aqueles que compartem nosso dia a dia.

                            Cegueira emocional: sofremos dela quando somente pensamos nos nossos sentimentos e não vemos os daqueles na nossa volta.

                            Cegueira política: é a que paira nos últimos tempos em muitos lugares, não nos permite perceber os erros daqueles que apoiamos e nos deixa cegos aos acertos de nossos opositores.

                            Cegueira educacional: tenho visto muita ultimamente em professores, coordenadores e diretores de escolas. Daqui a 10 anos o mundo será totalmente diferente, mas continuamos preparando nossos alunos para um mundo de 20 anos atrás.

                            Cegueira profissional: acontece quando se deixa de pensar naquele que recebe nossos serviços e somente nos permitimos pensar no que vamos receber dele. Cada dia é pior o comportamento ético da maioria dos profissionais, deixando de enxergar as necessidades daqueles que dependem das nossas profissões, e somente vendo o proveito que deles podemos nos beneficiar. 

                            Cegueira da realidade: aumentando muito. Caso grave que ataca pessoas que se acham melhores que o resto. Morar num tipo de bairro ou moradia nos fazem pensar que essa é a realidade de todo o mundo, ou seja, nossa realidade nos deixa cegos à realidade dos outros.

                            Cegueira cultural: Somente nos permite enxergar tudo aquilo que está de acordo com o que pensamos, não nos permite avançar por caminhos que possam acrescentar novos conhecimentos ou ter novas opiniões.

                            Cegueira espiritual: ignorar o que nossos olhos físicos e demais sentidos nos mostram, a obra de alguém superior à nossa volta. Dá a impressão que estamos empenhados em destruir tudo o que nos foi dado pela natureza de graça.

                            Cegueira familiar: nos faz ignorar a importância de manter uma família unida, ensinar valores a nossos filhos com o exemplo.

                            Como podem ver estamos chegando a conclusão que todos de uma ou outra maneira temos algum tipo de cegueira. Algumas delas são produto de nossa educação dos exemplos recebidos, a mais importante de todas, já que a educação somente feita através das palavras geralmente nos chega de pessoas com algum tipo de cegueira. Líder em qualquer área e em qualquer nível que não pratique o que predica padece de cegueira crônica. Somente terá seguidores com o mesmo tipo de cegueira. Líder que pratique como exemplo poderá reproduzir uma sociedade mais ética e coesa.

E você meu amigo ou minha amiga, padece de alguma cegueira?

6 Comments

  1. Mesquita said:

    Todos nós desejamos um Brasil diferente, bem melhor, opinando, gritando, discutindo, brigando, compartilhando informações constantemente. Há uma realidade que precisa ser discutida quando o legislativo parece ter perdido o sentido lógico. Vivemos uma realidade social nunca antes enfrentada e uma realidade política que não se sustenta. As Cegueiras, miopia e o astigmatismo não são doenças apenas biológicas. Há uma epidemia que venda os olhos pelos interesses individuais. Será essa a nossa cegueira ou será ela proposital? A cegueira proposital é falta de olhar no horizonte. É pobreza política que só vislumbra benefícios próprios. Professor Ricardo parabéns pela didática crônica e desculpe a empolgação por já ir escrevendo outra dentro da sua. Forte abraço, Mesquita.

    18 de agosto de 2019
    Reply
    • Caro amigo: Seus comentários só enriquecem minhas crônicas. Fico-lhe eternamente grato pela sua ajuda e erudição. Vale a pena ter amigos e leitores como você. Um grande abraço.
      Ricardo

      19 de agosto de 2019
      Reply
  2. Robson said:

    Belo texto, Ricardo!

    Apenas com exemplos aqueles que enxergam podem iniciar o processo de cura dos que estão cegos. Mas não é tarefa fácil. O processo é longo e árduo.

    Santa Luzia, rogai por nós!

    15 de agosto de 2019
    Reply
    • Concordo com você, mas já existe um ditado que diz: Não existe pior cego que aquele que não quer enxergar.
      Abraços
      Ricardo

      16 de agosto de 2019
      Reply
    • Cristina said:

      Gostei muito, Ricardo. Sei de minhas cegueiras, e tento trazer a elas a luz! Você se percebe fazendo o mesmo?
      Lembrei muito do belíssimo livro de Saramago, “Ensaio sobre a cegueira “. Suponho que já o tenha lido. É obrigatório e lindo.

      8 de setembro de 2019
      Reply
      • Querida Cristina: Todos somos cegos nalguma medida, somos produtos daquilo que nos ensinaram a enxergar e do que a vida
        nos faz experimentar. Saramago é ótimo em toda sua obra, no livro mencionado por você aprendi que provavelmente se colocássemos
        num hospício todos aqueles que não pensam como a gente, o mundo seria muito solitário. Assim como as cores na natureza, são as
        diferenças que nutrem a inteligência, seria muito monótono falar toda a vida para um espelho. Aceitar as diferenças é como
        apreciar uma obra de arte, podemos gostar ou não, podemos entender ou não, podemos aceitar ou não. Na vida todo é uma escolha,
        até a nossa forma de pensar, já que existem argumentos a favor e contra sempre, o importante não é procurar argumentos que
        sustem nossa verdade, mas que sustentem à verdade.
        Um abraço. Ricardo

        9 de setembro de 2019

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.