Esta crônica foi inspirada num correio do meu filho Ricardo, que diz:
Como medir o tempo separado do sentimento? 5 minutos lendo, jogando, seria o mesmo que 5 minutos esperando seu filho ser atendido no hospital?
Já se passaram 5 anos, o tempo que passou é mais rápido que o tempo atual?
Escutamos algumas pessoas dizendo, nossa passou tão rápido…
Será que 5, 6, 7 anos passaram tão rápido quanto a eternidade de 1 noite acordado esperando a febre do seu filho passar, da sua tosse melhorar?
Tempo. Tempo. Como medir esse tempo tão cronometrado, as coisas acontecendo na natureza como um relógio, o sol nascendo, as flores se abrindo, o galo cantando…
Tempo. Tempo. Como medir o tempo junto com a ansiedade, o leite que tem o ponto exato de fervura, mas que sempre deixamos transbordar.
Tempo. Tempo. Como medir o tempo na fila para conseguir um emprego, o tempo em que as contas chegam, do almoço das crianças na mesa, é como um relógio.
Tempo, tic, tac, tic tac, será que o tempo é o mesmo para todos? Em todas as situações?
Eu acho que não.
E você?
Einstein disse que o tempo é relativo, dentro do conceito da física, mas a vida nos mostra que também está condicionado às emoções, sentimentos, percepções físicas, conceitos morais, avaliações intelectuais e a todas as variações do pensamento do ser humano.
Um minuto de tortura pode equivaler a um minuto de felicidade? Uma dor infligida por outro tem a mesma duração da dor auto infligida?
Os momentos de felicidade compensam os momentos de sofrimento?
O tempo brinca com o ser humano que é capaz de trocar vidas por morte para benefício próprio, ou seja trocar o tempo dos semelhantes para incrementar o prazer em seu tempo. Sacrificar duas ou três gerações na área da educação para ter um tempo “melhor” na sua vida de corrupto?
Tempo é um conceito abstrato, é diferente para aquele que acredita na vida eterna e quem é um agnóstico. Há pessoas presas no passado que não disfrutam do presente, há outras que estão paralisadas pensando no futuro. Muito se tem escrito sobre o tempo, mas nunca li nada igual aos versículos, que para mim são fundamentais para entender o tempo:
Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.
Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou;
Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar;
Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar;
Tempo de espalhar pedras, e tempo de juntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar;
Tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de lançar fora;
Eclesiastes 3:1-6
Acredito que estes versículos nos dizem que todos passaremos pelas mesmas situações e momentos no transcurso de nossas vidas. Pessoalmente estou convencido que seremos julgados pela forma que agirmos em cada uma dessas situações na nossa trajetória neste mundo.
Para quem leia estas linhas é tempo para pensar no que está fazendo com seu tempo.
Boa semana.
Amigo Professor, muito interessante esta sua crônica inspirada num correio de seu filho Ricardo. Do latim tempus, a palavra tempo é a grandeza física que permiti medir a duração ou a separação das coisas. A matéria é de muita amplitude. E divagando no tema podemos lembrar o tempo na física, na filosofia, na história, como significado do clima, o tempo cronológico, o tempo para a mãe que dá a luz ao filho tão esperado e desejado, o dolorido tempo pela morte de um ente querido, o tempo em que o condenado recebe a sentença de sua pena, o tempo em que o médico diz para seu cliente enfermo o pouco tempo que lhe resta de vida, mas a pior de todas passagem do tempo é para aquele condenado a pena capital contando os seus últimos minutos de vida que antecedem a sua execução. Forte abraço para pai e filho.
O tempo é o senhor de nossas vidas. O segredo é saber como conviver com ele. Além do que somente ele sabe quanto fica de nossa convivência.
Forte abraço
Ricardo
Que texto lindo que escreveu meu pai! Completou o meu! Se desse para falar em porcentagem o seu é 85% e o meu 15%! Com as palavras você é um gênio.. te amo
Filho obrigado pelas suas palavras e seu amor.
Te amo.
Papai