Certo ou errado

Hipocrisia: Ação ou efeito de fingir; capacidade para esconder os sentimentos mais sinceros. Característica daquilo (ou de quem) que não é honesto: a hipocrisia do discurso. Hábito que se baseia na demonstração de uma virtude ou de um sentimento inexistente. Hipocrisia é sinônimo de: perfídia, impostura, farsa, falsidade, deslealdade, aleivosia.

Quando deixamos de lutar pelo que importa, e lutamos pelo que nos convêm somos hipócritas. Não sei pelo que você luta, estimado leitor, mas sei que antes de tomar uma posição na vida devemos fazer uma autoanálise e decidir o que é importante para cada um de nós.

Quero mostrar quais são minhas motivações e minhas crenças antes de exigir de que qualquer um de vocês o faça. Seria injusto cutucar os outros sem se expor pessoalmente.

Intimamente desejo que meus filhos e netos vivam numa sociedade que não existam diferenças sociais, religiosas ou de cor de pele. Devem sim, existir desafios que os provoquem e os façam lutar para progredir, mas cada um de acordo as suas potencialidades. Nessa sociedade as lideranças devem ganhar o mesmo que o membro menos remunerado. O pior crime seria a mentira, pois ela leva a todos os outros. Idealista? Pode ser, mas é um ideal muito bom pelo qual lutar.

Vejo atualmente tantas incongruências que realmente se sente a dor da sociedade sofrendo suas consequências. Não existe ser humano livre de defeitos, nem de virtudes, mas a polarização de ideias faz que tenhamos que escolher entre Deus e o Diabo. O problema é que deus para uns é o diabo para outros e vice-versa. Devemos procurar nos nossos líderes aqueles valores intrínsecos do ser humano que compartilhamos. Logicamente que não somos iguais em tudo, mas há valores que norteiam nossa vida que são essenciais. No meu caso, aprendi na minha vida, que a mentira ou a omissão da verdade é o principal mal de nossa sociedade. O segundo mal é a teoria de levar vantagem sobre os outros, ser mais esperto que os demais, como se esperteza fosse uma virtude. Estou cansado de ver pais falando: – Meu filho é muito esperto! Como se isso fosse um elogio!
Olhe em volta e me diga se tratar aos outros como você gostaria de ser tratado, não é o melhor principio de convivência numa sociedade? Você não gostaria que tratassem o estado como algo de todos e para todos, e não como um feudo pessoal dos que estão no poder? Vocês já sabem minha resposta. E a sua qual é?

Boa semana.

2 Comments

  1. Inicialmente lhe parabenizo pela data de hoje, dia do professor. Seus comentários, como sempre, educadores e construtivos que acompanho de longa data.
    É sabido o quanto nossa sociedade perdeu de bons costumes e princípios nas últimas décadas, só nos restando esperança pela mudança de governo no próximo dia 28.10.2018, cujo candidato que vem liderando as pesquisas tem se mostrado exemplo de tudo que precisamos resgatar para soerguimento do país como um todo. Que Deus nos proteja. Forte abraço, parabéns pelo seu dia.

    1. Meu amigo de longa data, obrigado pelos seus comentários sempre tão oportunos. Devemos somente lembrar que os valores de um povo resultam da soma ddos sentimentos de cada individuo de uma sociedade. Espero que desta vez a soma seja positiva.
      Um grande abraço
      Ricardo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *