As pessoas sabem do que falam?

Sem querer entrar em detalhes ou tomar partido gostaria de fazer alguns comentários gerais. Especificamente sobre o momento que vive nosso país.

Estamos vivendo uma época de polarização, na qual se fala, muitas vezes, sem saber o que se está dizendo. Vou transcrever algumas palavras do dicionário para mostrar meu ponto.

Socialismo: Toda doutrina que prega um sistema econômico e político que se fundamenta na socialização dos sistemas de produção e no controle estatal dos setores econômicos. Perspectiva política que advoga o planejamento e a regulação da vida social, de acordo com metas coletivas.

Sistema que pretende diminuir as desigualdades e atender às parcelas mais carentes da população. Conjunto de partidos, políticos, pensadores etc. que defendem essas ideias.

https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/socialismo/

Comunismo: ECON, POLÍT Doutrina econômica, política e social baseada no sistema de propriedade coletiva e na distribuição de renda conforme as necessidades individuais. ECON, POLÍT Sistema de organização econômica e social idealizado por Marx (1818-1883) e Engels (1820-1895) que preconiza uma sociedade ideal, sem estratificação social ou propriedade privada, na qual os bens, pertencentes à coletividade, são distribuídos conforme a capacidade produtiva e as necessidades de cada indivíduo. POLÍT Sistema político que coloca em prática esse modelo de organização. POR EXT, POLÍT O conjunto dos comunistas, suas organizações e sua atuação política. POLÍT, PEJ Sistema totalitário no qual o Estado detém o parque industrial, o comércio, os bancos, todos os demais meios de produção, os meios de comunicação e a vida cultural da população. POLÍT, PEJ Atividade ou tendência de esquerda que subverte a ordem estabelecida.

https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/comunismo/

Ditadura: Governo autoritário, unipessoal ou colegiado, caracterizado pela tomada do poder político, com o apoio das Forças Armadas, em desrespeito às leis em vigor, com a consequente subordinação dos órgãos legislativos e judiciários, a suspensão das eleições e do estado de direito, com medidas controladoras da liberdade individual, repressão da livre expressão, censura da imprensa e ausência de regras transparentes em relação ao processo de sucessão governamental. POR EXT Sistema de governo que, de forma geral, não respeita as liberdades individuais. Governo ou autoridade do ditador; autoritarismo, tirania, despotismo. Nos modernos governos representativos, o exercício temporário e anormal do poder político, impessoal ou colegiado, com atribuições prefixadas, destinado a sanar um mal público ou proteger suas instituições quando elas se encontram ameaçadas por um perigo externo ou interno.

https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/ditadura/

Liberalismo: Conjunto de princípios que defendem a liberdade individual, no campo da política, da economia, da religião, da moral, limitando a interferência do poder do Estado. Inclinação para ideias liberais. Qualidade do que é liberal; atitude de prodigalidade. Liberalismo econômico, ECON: doutrina que estabelece o equilíbrio entre a produção, a distribuição e o consumo de bens em uma sociedade, como iniciativa individual, sem interferência do Estado, no que diz respeito ao princípio da concorrência e o da livre empresa.

https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/liberalismo/

Democracia: Forma de governo em que a soberania é exercida pelo povo: “Queremos a paz com liberdade, a lei com legitimidade, a democracia não como uma palavra, mas como um processo de ascensão do povo ao poder” (CA). Sistema de governo em que cada cidadão tem sua participação.

Sistema político dedicado aos interesses do povo. Forma de governo que tem o compromisso de promover a igualdade entre os cidadãos. Sistema político influenciado pela vontade popular e que tem por obrigação distribuir o poder equitativamente entre os cidadãos, assim como controlar a autoridade de seus representantes. Sistema de governo caracterizado pela liberdade do ato eleitoral. Governo que respeita a decisão da maioria da população, assim como a livre expressão da minoria. País cujo sistema de governo é democrático. Ideal comprometido com os interesses democráticos.

https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/democracia/

Ideologia: Ciência que trata da formação das ideias. Tratado das ideias de forma abstrata. Conjunto de sistemas de valores sociais que reconhecem o poder econômico da classe dominante quanto à legitimidade dos ideais que refletem a ânsia por transformações radicais que dignifiquem a classe dominada ou o proletariado, segundo o marxismo e seus seguidores. Doutrina que considera a sensação como fonte única dos nossos conhecimentos e único princípio das nossas faculdades. Maneira de pensar que caracteriza um indivíduo ou um grupo de pessoas, um governo, um partido etc. Conjunto de concepções abstratas que constituem mera análise ou discussão sem fundamento de ideias distorcidas da realidade.

https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/ideologia/

         Depois de ter feito estes esclarecimentos sobre estas palavras, tão facilmente disparadas nos discursos e embates políticos, volto a perguntar-me e pergunta-lhe estimado leitor. Será que as pessoas sabem do que estão falando? As palavras acima são cuspidas de um lado ao outro dos extremos da esquerda e da direita como se fossem acusações ou escudos de opiniões que nem sabem se estão utilizando as palavras no seu verdadeiro significado.

         Este é o resultado de nossa educação e formação de nosso povo, e em consequência de nossos líderes. Quando não se sabe o significado das palavras que dizemos tudo termina em:

Anarquia: Sistema político e social baseado na negação do princípio de autoridade governamental: “O Mussolini acabou com a anarquia, implantando a ordem e o respeito à autoridade […]” (EV). Negação de qualquer princípio de autoridade. Estado de um povo em que o poder governamental, de onde emana o equilíbrio da estrutura política, social e econômica, de fato ou virtualmente, desapareceu. De modo geral, ausência de governo, de liderança; desordem por ausência de autoridade reguladora; desregramento, desorganização: “É preciso ver a realidade, é preciso conter ação de progressistas delirantes como você, para que o país não caia na anarquia e no desgoverno!”(JU). Ausência de direção ou normas reguladoras (em empresas, organizações, entidades etc.). Estado de confusão e desordem; baderna, bagunça, esculhambação: “Ônibus e carros são apedrejados, vidros de casas são quebrados, o comércio abaixa suas portas e espera a anarquia cessar” (EZ). Teoria política, resultado de um movimento ideológico denominado anarquismo, surgido em meados do século XIX, que postula o livre desenvolvimento do indivíduo, emancipado de toda a tutela governamental; tendência e movimento político que defende a liberdade da pessoa e o desaparecimento do Estado.

https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/anarquia/

Dialética: A arte de discutir, de desenvolver raciocínios e apresentar argumentos com os quais se pretende esclarecer uma questão ou fazer valer um ponto de vista. Método de argumentação ou de exposição que confronta sistematicamente fatos ou ideias contraditórios, com o objetivo de resolver suas contradições reais ou aparentes. No platonismo, processo de pôr em evidência os conceitos e classificá-los de modo a elevar-se do conhecimento sensível ao conhecimento inteligível. No aristotelismo, processo racional, não demonstrativo, que parte de premissas prováveis, aceitáveis a todos ou à maioria, e que, por não partir de premissas verdadeiras, traz em si a possibilidade de refutação; inferência racional baseada em premissas prováveis. No kantismo, teoria dos erros naturais do espírito humano, que se fundam em princípios subjetivos aos quais toma por objetivos e que permanecem ligados à razão humana mesmo depois de terem suas contradições demonstradas; lógica da ilusão. No hegelianismo, método de raciocínio que opera por meio do confronto de uma tese e sua antítese e que tenta superar a contradição daí resultante por meio de uma síntese final ou da união dos contraditórios. (Segundo esse modo de explicação da realidade, no Universo tudo é movimento e transformação, e as transformações das ideias determinam as transformações da matéria.) No marxismo, processo de descrição do real, que se opõe à dialética hegeliana por considerar que as ideias não são reflexos passivos e independentes do mundo material, mas sim produtos do trabalho humano, e que a natureza contraditória de nossos pensamentos se origina das contradições existentes na sociedade humana. (De onde se infere que a consciência é formada através dos processos sociais materiais, especialmente do trabalho.) Maneira insinuante e capciosa de argumentar, de raciocinar com excesso de sutilezas.

https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/dial%C3%A9tica/

         No cenário atual de nosso país, acredito poder dizer que vivemos num estado de anarquia, no qual estão disputando o poder as milícias da política, sem nenhuma participação de verdadeiro dono do PODER que é o POVO. Isto acontece porque o POVO está sendo enganado pela dialética utilizada como arma pelos que disputam o governo deste país. Quanto menos educado um povo, mais efetiva é a dialética.

Boa semana.

8 Comments

  1. Grande amigo e professor, muito oportuna essa crônica sobretudo pelo momento político que vivenciamos que exige como sabermos nos qualificarmos e também aos outros de forma correta, segundo a condição de cada um neste cenário político e cívico. Forte abraço, parabéns.

  2. Tenho a humildade de reconhecer que estudei todos esses definições, porém, não as fixei. Tão bem discorridas pelo autor do presente texto.
    Obrigado por lembrar-me. Muito oportuno reavivar nos dias atuais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.