O que é ser servidor público?

Muitas vezes o significado original das palavras se perde no tempo ou sofre transformações. É comum que até tenha significados contrários dependendo do contexto. Um exemplo disso é a combinação das palavras servidor e público. Duas palavras, que separadas tem acepções diferentes de interpretação, da palavra composta servidor público na cultura de nosso país.
Servidor:
Adjetivo
1. Que serve a outrem; servente.
2. Que se compraz em prestar serviços; obsequiador, prestimoso, serviçal.
3. Que cumpre os compromissos com pontualidade.
Substantivo
1. O que serve a outrem; criado, doméstico, servente.
2. Aquele que está sempre disponível para ajudar e prestar serviços.
3. Aquele que tem um emprego público ou particular, ocupando diferentes cargos ou funções; empregado, funcionário.
http://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/servidor/
Público:
1. Relativo a população, povo ou coletividade.
2. Que pertence a todas as pessoas.
3. Que pode ser feito diante de todos.
4. Do conhecimento de todos.
5. Em que não há segredos.
6. Mundialmente divulgado.
7. Diz-se de lugar onde qualquer pode vê-lo ou ouvi-lo.
http://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/p%C3%BAblico/
Servidor público: A ideia fundamental que rege a atividade de um funcionário público é precisamente fornecer um serviço à sociedade. Estes trabalhadores existem em todos os países e têm um valor estratégico para o conjunto da sociedade.
http://queconceito.com.br/servidor-publico

Tendo visto lido todas as definições sobre as palavras objeto desta crônica, a pergunta que faço para todos nós é: A imagem que existe em nossas mentes do servidor público encaixa nos sentidos das definições destas palavras? Qual é a imagem que vem à nossa mente quando falamos de um servidor público?
Minha ideia de um servidor público seria: alguém obsequioso, prestativo, cumpridor dos seus deveres com pontualidade, sempre disponível para ajudar e prestar o serviço para ao qual foi designado e que faz seu trabalho à vista de todos, sem segredos atendendo a todas as pessoas por igual. Este conceito de servidor público é o meu, já que conheci alguns assim, poucos, mas existem. Você acha que minha definição concorda com o conceito que em geral a maioria tem do servidor público na cultura de nosso país?

Aguardo seus comentários.

Boa semana.

2 Comments

  1. Mesquita said:

    Professor, não nos iludamos, o final de sua crônica já diz tudo. Como é sabido, os serviços públicos neste país ficam muito a desejar, sejam municipais, estaduais ou federais. Aqueles que já precisaram deles sabem muito bem disso. Além da morosidade, falta de qualidade no atendimento, falta de respeito ao contribuinte, enfrenta-se ainda uma excessiva e infernal burocracia (burrocracia). Não há auditagem para os diversos e indispensáveis controles. Grande massa de funcionário adentra sem concurso, sem preparo, sem interesse de servir, esbarrando um nos outros para fazerem as mesmas coisas, sempre deficientes, sem qualidade. Se não fosse a “Lei de responsabilidade fiscal” a situação seria muitas vezes pior! Qualquer esperança para mudanças a curto e médio prazo fundamentada em leis justas e em instituições político-econômicas verdadeiramente comprometidas com o bem estar da coletividade é pura utopia. Forte abraço.

    27 de abril de 2018
    Reply
    • Querido amigo: Há uma grande diferença entre verbos que parecem ser iguais, como por exemplo servir e servir-se. No primeiro a ação vai para o outro, no segundo a ação volta para o sujeito da frase. Eu sirvo á alguém (servir). Eu me sirvo (a mim mesmo) verbo servir-se. Está tudo explicado, falta de educação, quem não foi devidamente instruído no saber confunde um verbo com o outro.
      Abraços
      Ricardo

      27 de abril de 2018
      Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.