Posso opinar?

Estou numa encruzilhada. Caso dê minha opinião vou perder amigos da direita e da esquerda. Nunca vi pessoas tão instruídas e cultas como meus amigos. Até sinto, algumas vezes, inveja da cultura que possuem. Eles são detentores de verdades absolutas, cristalinas e obvias. O problema é que são totalmente opostas, contraditórias muitas delas, mas nenhum deles arreda pé de suas posições.

São contra qualquer tipo de absolutismo ideológico, sempre e quando não sejam as convicções deles. São contra a burrice, ou seja, contra qualquer pessoa que não pense como eles. Não entendo como a mesma notícia ou fato possa ser “fake news” dependendo quem a tenha noticiado. Existem argumentos absolutos que demonstram que aquele que roubou é na realidade inocente, e aquele que é inocente já cometeu muitos crimes.

Poderia dizer que meus amigos, da direita e da esquerda, sofrem de algum tipo de daltonismo intelectual que não lhes permite enxergar os argumentos do outro. Caso alguém, da direita, diga que o céu é branco, o da esquerda dirá que é preto. E vice-versa. O fato é que nenhum dos dois sequer deu uma olhada para o céu. Se eu pergunto: posso opinar? E manifesto minha opinião que deveríamos primeiro olhar para cima e ver qual é a cor que ostenta o firmamento nesse instante, os dois vão exigir que concorde com algum deles, não é permitida uma terceira opinião.

Meus amigos da esquerda devem me chamar de burro, assim é como eles chamam a todos aqueles que não pensam exatamente como eles, quando digo que gosto da livre empresa. Meus amigos da direita têm certeza de que sou um revolucionário fanático das ideias socialistas quando digo que os congressistas, juízes e funcionários públicos deveriam ganhar igual a qualquer trabalhador.

Meus amigos devem saber que a única coisa que quero fazer é dar minha opinião. Vou explicar melhor com ajuda do meu amigo dicionário:

Significado de Opinião: substantivo feminino. Modo de pensar; aquilo que se pensa em relação a um assunto ou pessoa; parecer ou ponto de vista: não tenho opinião sobre esse assunto. Demonstração de um pensamento pessoal em relação a algo ou alguém; avaliação. O que se diz sem comprovação, fundamento ou confirmação: sua opinião não comprova os fatos. https://www.dicio.com.br/opiniao/ 

Significado de Certeza: Segurança plena, total; convicção: tenho a certeza de que ele vencerá. Conhecimento certo, total e absoluto: o juiz tinha certeza de sua culpa. Ausência de inconstâncias; estabilidade: não tenho certeza do meu futuro. Aquilo sobre o qual não há dúvida: tenho certeza desse resultado. Caráter do que é certo; evidente: uma certeza matemática. [Filosofia] Convicção que o espírito tem de que os objetos são do modo como ele os percebe. https://www.dicio.com.br/certeza/ 

         Como sigo os conceitos de alguns pensadores que considero mais inteligentes do que eu, somente quero que me permitam dar minha opinião.

         Só sei que nada sei (Sócrates). Agora quero que meus amigos saibam que quando expresso minha opinião é somente isso, uma opinião, as certezas as deixo para aqueles que são mais inteligentes e capacitados que Sócrates, por exemplo. Qualquer pessoa que expressa uma opinião está aberta ao diálogo, a troca de argumentos.

         Por isso pergunto aos meus amigos: Posso opinar?

E você caro leitor tem certezas ou opiniões.

Boa semana.

8 Comments

  1. Cristiana EnEarl said:

    parece que na vida e bem dificil aceitar a opinao do outro , A nossa certeza e como uma protecao. Detras dela estao as duvidas que nao podemos esclarecer e que preferimos nem entrar nesse terrine

    4 de fevereiro de 2020
    Reply
    • Querida amiga. Como siempre, desde la más temprana edad demuestras con tus comentarios la inteligencia y el
      “insight” que tiene. Es maravilloso poder saber de ti. Un gran abrazo que lleve con el la nostalgia de los
      tiempos felices y pasados.
      Tati

      6 de fevereiro de 2020
      Reply
  2. Irigoyen Almandos Arístides said:

    Ambas cosas. Por dar un ejemplo… Jesucristo y aquellos que pretendieron seguirlo sufrieron el martirio por dar su opinión y su certeza sobre cosas que quizás no todos veían. Hoy en día seguramente si viniera y volviera a enseñar las mismas cosas lo crucificarian de nuevo…

    26 de janeiro de 2020
    Reply
    • Hermano estás confundiendo fe con certeza. Comprendo que la fe es la certeza de las cosas que no se ven, pero ahí
      estaríamos entrando en el área de la religión. Lo que escribí fue en función de cosas terrenas y no espirituales.
      La fe no se discute, se siente o no.
      Un abrazo
      Ricardo

      26 de janeiro de 2020
      Reply
  3. Mesquita said:

    Professor Ricardo, nós que estamos acostumados a lidar com pessoas dos mais variados níveis social, intelectual, profissional, de crença religiosa e política diferentes, sabemos que tudo isso é normal no ser humano. Quando houver resistência não adianta insistir, discutir. Tem gente que só aprende dando cabeçadas, e se sofrer de imunização cognitiva pior ainda. Para estes podemos opinar a vontade que pouco ou nada vai adiantar. Nessas horas não é o momento de procurar mostrar quem sabe mais. E nem espere que o outro chegando a conclusão que está errado não vai confessar e nem pedir desculpas, a maioria não o faz. O individuo ao nascer chora ao levar a palmada, muitos choram pela caminha da vida e não aceitam que ninguém o contrarie por mais errado que esteja. Como opinar para uma pessoa dessa? Forte abraço, Mesquita

    25 de janeiro de 2020
    Reply
    • Posso opinar? Caro amigo e irmão, eu acho é diferente de eu acredito, assim como minha opinião é de eu tenho certeza.
      Acredito que na vida a maioria dos problemas é de origem semântica. As pessoas não sabem o verdadeiro significado das
      palavras. O fato de alguém não estar de acordo comigo não significa que está errado. Exemplo: Quem foi melhor jogador
      de futebol, Pelé ou Garrincha? Podemos discutir miles de ano que nunca chegaremos a um denominador comum, mas todos irão
      concordar que os dois foram grandes expressões do futebol. Vivemos numa época que estamos procurando posicionar-nos nos
      limites de nossas convicções em lugar de procurar o que nos une. Opinião é simplesmente isso, uma opinião. Para alguns
      a terra ainda é plana e sol gira em torno da terra.
      Um abraço
      Seu irmão.
      Ricardo

      26 de janeiro de 2020
      Reply
  4. Mariana said:

    O absoluto fecha portas. Então…

    25 de janeiro de 2020
    Reply
    • O diálogo é o contrário do absoluto. O diálogo abre portas. A troca de argumentos enriquece. A certeza absoluta faz murchar o intelecto.

      25 de janeiro de 2020
      Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.