Fato ou opinião

Aqueles que ficam pendurados nas redes sociais, pelo menos a grande maioria têm perdido a noção do que é fato e o que é opinião, e aparentemente também a grande mídia. Que a pessoa comum confunda estes dois termos, é de certa maneira, até compreensível, mas que jornalistas assim o façam é imperdoável.

Fato: Algo cuja existência é inquestionável; realidade, verdade.

Fato científico: o que se enuncia em termos científicos em seguida à observação especializada e competente de um mesmo fenômeno.

Fato consumado: a) aquele cujo processo já esgotou as diferentes fases de sua verificação, ou que certamente as esgotará em breve, alcançando, desse modo, os resultados pretendidos; b) JUR o que, por estar concluído ou completo, não é mais passível de ter seus efeitos alterados.

Fato jurídico: acontecimento capaz de criar, transformar, modificar ou extinguir direitos e que pode ser voluntário (o próprio ato jurídico, tido como ato contrário ao direito ou de prática proibida por lei) ou involuntário (que independe da vontade humana, como o nascimento, a morte, a aluvião etc.).

Fato linguístico: ato de criação individual em que o pensamento se exterioriza por meio de uma linguagem articulada e organizada.

https://michaelis.uol.com.br/palavra/pAxp/fato-2/

Opinião: Modo de pensar, de julgar, de ver. Ponto de vista ou posição tomada sobre assunto em particular (social, político, religioso etc.); teoria, tese: Ideia ou hipótese sem fundamento; aquilo que se presume sem certeza; presunção: Liberdade de ter e adotar, como verdadeiras, preferências e convicções religiosas e políticas, a despeito de estarem sujeitas a dúvidas e questionamentos sobre sua validade e seus pressupostos.

Opinião pública: concordância, na sua totalidade ou maioria, da maneira de pensar e julgar sobre assuntos e questões de uma coletividade.

Carregar uma opinião: ser opinioso; defender obstinadamente suas ideias; caprichoso, teimoso.

https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/opini%C3%A3o/

         Nunca foi mais fácil escrever uma crônica. Para bom entendedor, poucas palavras. O problema é se alguém vai lê-la. Quem sabe, talvez possa ser de utilidade para aqueles jornalistas que não leem o dicionário e não aprenderam a diferença entre fato e opinião.  Espero que consiga, pelo menos, ajudar às pessoas que não têm obrigação de saber distinguir notícias de fatos, das notícias de opinião.

E você sabe distinguir fato de opinião, ou fato de versão?

Um abraço, caro leitor.

2 Comments

  1. humberto vieira de abreu said:

    Parabéns

    20 de março de 2020
    Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.