Corporativismo

Caso tenham interesse no tema, procurem nos dicionários o significado de corporativo, utilizando-se ismo quando se refere a um conjunto de ideias, teorias, doutrinas, princípios ou correntes quando são consideradas insensatas ou pouco práticas. Uma vez feita esta tarefa de casa podemos concluir que o problema de nosso país é justamente este, o corporativismo.

Ou seja, o corporativismo é algo que se tem arraigado na nossa cultura em todos os estratos da nossa sociedade, e que se está levando até as últimas consequências. O corporativismo não nos deixa enxergar as necessidades do nosso vizinho porque estamos tão preocupados em defender nossos privilégios de classe ou lutar pelos privilégios que desejamos ter para nosso grupo. O médio termo entre um corporativismo e outro não existe mais. Podemos dizer que nos temos transformado em uma cultura que luta para alcançar privilégios para cada setor em lugar de procurar uma melhor distribuição dos benefícios entre os membros de nossa sociedade.

Quando o Congresso vota o faz com mentalidade de defender suas próprias benesses e não pensando no que seria melhor para os menos favorecidos. O Congresso vota as leis para manter o atual status quo em lugar de legislar para construir uma sociedade mais justa.

Se olhamos para o Supremo Tribunal Federal o que vemos é um grupo de pessoas (não só os juízes senão todos os funcionários) que vivem num castelo de privilégios que não lhes permite sentir o que o resto do povo sente.

A classe dirigente de nosso país, poder executivo (político), poderes executivos privados, todos aqueles que estão em situação de poder têm perdido a sensibilidade para as necessidades daqueles que estão em outros estratos inferiores da sociedade.

Caso não consigamos, como povo, lutar contra o câncer do corporativismo que somente enxerga para seu próprio umbigo, logo teremos que lidar com outros e mais cruéis -ismos, como esquerdismo, direitismo, anarquismo. O primeiro passo já foi dado para chegar a outros -ismos piores, a polarização de nossa sociedade. Ninguém mais enxerga o outro, somente procura os erros do próximo, não os acertos. Todos estão na procura de argumentos, estadísticas, declarações que justifiquem seu modo de pensar, e não que procurem à verdade.

Tristes momentos vivemos na nossa sociedade, mas piores cenários viveremos caso não acordemos para realmente ouvir nosso próximo e enxergar as necessidades dos outros e não somente as nossas.

E você já parou para pensar o porquê e para quem está lutando? Caso seja um lutador. Caso não se considera um lutador, deixa para lá, deixa o circo pegar fogo e continua desfrutando do teu umbigo.

8 Comments

  1. El gallego said:

    Muy bueno, Tato…

    Lo peor es que quienes creemos no estar dentro de una corporacion….
    En realidad estamos practicando el
    “Conmigo mismo”

    Jesus dijo….
    Si no sois UNO
    No sois mios

    Y si no somos DE EL…
    Estamos enfrente

    8 de outubro de 2019
    Reply
    • Querido amigo, colega escritor, camarada de armas y seguidor de la verdad, el todo es la unidad.
      Separados no somos nada, juntos somos todo.
      Un abrazo.
      Tato

      8 de outubro de 2019
      Reply
  2. Mesquita said:

    Caro professor, sua crônica quase fala de todos os “ismos” que assistimos neste país chamado Brasil, pela sua imensidão e com foco na sua crônica. Vejamos o que o dicionário nos diz sobre “absenteísmo” na sua amplitude. E não esqueçamos do “ilusionismo” a que somos submetidos pela grande maioria dos políticos, seja na caça aos votos ou para esconderem o quanto deixam de cumprir de suas promessas, e esconderem seus atos ilícitos. Forte abraço, Mesquita

    7 de outubro de 2019
    Reply
    • Caro irmão. São tantos os ismos atrás dos quais o ser humano se esconde. Capitalismo, catolicismo, esquerdismo,
      sensacionalismo, feminismo, individualismo e se poderia continuar e continuar. Até que não escutemos realmente ao outro
      não poderemos construir nada duradouro.
      Um abraço.
      Ricardo

      8 de outubro de 2019
      Reply
  3. CLAUDIA BATALHA DE MIRANDA said:

    Concordo % no tocante ao trabalho do Servidor público.
    Eles sim estão lá para legislar pelo povo, que são seus empregadores.
    Executivo da iniciativa privada está cumprindo um papel de um outro ismo. O Capitalismo.
    Obviamente guardando as devidas proporções.
    O ismo financeiro – leia-se Bancos, certamente é um dos mais injustos ismos do Capitalismo.
    Os demais devem cumprir o papel que lhes foi reservado quando de sua contratação, até porque existem acionistas que aplicam seus recursos com intenção de bons resultados.
    Pensar no outro é uma opção humana de cada indivíduo.
    Entendo esse tema como a espiritualidade que cada um carrega consigo.
    E aí eu creio firmemente que é o karma de cada um de nós.

    6 de outubro de 2019
    Reply
    • Eu, você, eles. Saber que na realidade somente somos nós. Estamos no mesmo barco navegando pela imensidão do universo.
      Um abraço.
      Ricardo

      6 de outubro de 2019
      Reply
  4. André Chaves said:

    Perfeito, meu amigo.

    6 de outubro de 2019
    Reply
    • Muito obrigado. A perfeição vem da sua interpretação meu caro amigo.
      Abraços.
      Ricardo

      6 de outubro de 2019
      Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.